A importância da Cultura de uma Empresa

Quanto mais conheço diferentes organizações, mais me convenço da importância da cultura de uma empresa!!!

O que é a cultura de uma empresa? É o seu jeito de trabalhar, são as relações entre as pessoas internas e externas à empresa, é a maneira como a empresa se posiciona no mercado, o que ela valoriza e deixa de valorizar.

A cultura da empresa é refletida na escolha de recursos da empresa, nos processos e nas relações, na motivação e identidade que os colaboradores têm com a empresa.

A cultura de uma empresa é composta, basicamente, pela missão, visão e valores da empresa.

Mas não estou falando de frases de impacto pregadas na parede. Estou falando de missão, visão e valores compartilhados por toda a empresa e vividos no dia a dia da empresa.

Ainda vemos missão e valores sendo construídos pela diretoria e então divulgados para os demais. Ora, como você se sentiria se seu superior, de um momento para o outro, te informasse a missão e os valores da empresa.

Vamos falar de missão primeiramente. A missão é o porquê de uma empresa existir, é o porquê cada integrante da empresa levanta todos os dias. Nada mais justo que esse porquê seja amplamente discutido com todos da empresa.

E os valores? Os valores formam o guia de conduta de uma empresa, a maneira como as pessoas devem trabalhar. Se você não participa da construção da carta de valores e, de um dia para o outro, você é informado sobre como deve trabalhar, o que acontecerá se você não concordar?

Em relação à visão da empresa, para onde ela está indo, aí sim pode ser construído pela alta gestão. No entanto, essa visão deve ser amplamente difundida na empresa para que todos saibam para onde estão indo, pois navio sem direção vai a lugar nenhum.

E se a sua empresa já tem tudo bem definido e construído? O que você está fazendo para tornar essa cultura viva? Pois digo que rituais, treinamentos, encontros formais e informais são excelentes oportunidades para manter a cultura viva. Além, é claro, do próprio exemplo dos altos dirigentes!!

Na Disney, a cultura organizacional é levada a sério. A dica que eles dão é: cada passo no
processo de treinamento é uma oportunidade para reforçar a cultura da organização.

#DThink Tip: “Cada passo no processo de treinamento é uma oportunidade para reforçar a cultura da organização.” Disney Institute

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado


    Fatal error: Call to undefined function spw_show_catalogo_visualizar_produto() in /home/fioravanti/public_html/br/wp-content/themes/silvana-fioravanti/single.php on line 7